As Águas Socorro

Texto sobre as Águas


22 de Março - Dia da Água

Possêidon, Deus do Mar, num ataque de fúria, secou todas as fontes de água da Grécia. Porém, encantado com a formosura de uma jovem sedenta que lhe pedia ajuda, ele mesmo, tocando seu tridente sobre uma rocha, fez nascer dali uma tripla fonte de água cristalina.

Água para todas as civilizações desde a antigüidade ! O Brasil é considerado um paraíso ecológico,
porque detem 8% da Água do planeta Terra.
A Água é indispensável para a vida, pois é o conteúdo principal das células, além de funcionar como meio de transporte das enzimas e nutrientes pelo organismo. 90% do corpo de um recém nascido é formado por água. Ela participa da proteção do embrião antes do nascimento e continua em inúmeras funções por toda a vida na manutenção da temperatura do corpo, no funcionamento das glândulas, na produção da linfa do sangue e das secreções, na lubrificação das articulações, nos movimentos das vísceras, no emagrecimento, na prevenção do envelhecimento, na recuperação de doenças crônicas, na liberação de toxinas e no bom funcionamento de todos os órgãos.
Nota-se nitidamente que Água é vida, daí a importância de se lutar, com toda energia disponível, principalmente pela preservação das nascentes e da mata ciliar visando qualidade da Água.

Água Mineral

Pelo Código Brasileiro de Águas Minerais, Lei no. 7841/45, "Águas Minerais, são aquelas provenientes de fontes naturais ou artificiais captadas, que possuem composição físico-química definidas e constantes, com propriedades distintas das águas comuns e com características que lhe confiram uma ação medicamentosa".

Cada Água Mineral tem sua exclusiva composição. Não existe uma Água igual a outra, mesmo que seja da mesma marca, se a fonte não for a mesma, ela jamais será igual. Isso acontece graças à obra da natureza que controla seus conteúdos de sais minerais, processados ao longo de centenas de milhares de anos, decorrente de diversificados tipos de rochas por onde são filtrada. Asssim com a influência de sua composição a radioatividade e temperatura de cada fonte.

Os romanos, precursores do Termalismo, como é chamada a área que trata de Águas Minerais, já conheciam as propriedades medicinais das águas minerais. Do uso ao comércio, foi um pulo. Introduzido na Gália, originalmente, passou a ser regulamentado na França pelos poderes públicos em 1605. Porém, somente no século XIX é que surgiu a indústria de envasamento de Água Mineral. O entusiasmo pelas curas termais foi o responsável pela idéia de encher pequenos frascos de Água Mineral e vendê-los, proporcionando a cura em domicílio. No Brasil, assim como no resto do mundo, com o decorrer dos anos, vem crescendo significativamente o consumo de Água Mineral engarrafada.

Muitas pessoas banham-se nessas águas e bebem delas, a fim de curar estresse, dores musculares diversos problemas de pele, de reumatismo, hipertensão arterial, arteriosclerose, distúrbios do intestino ou do estômago, desânimo entre outros males.

Além dos resultados medicinais, o maior benefício obtido pelas pessoas ( na maior parte, turistas ) é o descanso, pois as regiões onde essas fontes se localizam, são regiões de rara beleza natural, além da excelente qualidade da Água, normalmente o clima dessas regiões é de excelente qualidade, proporcionando relaxamento e o distanciamento da correria e pressões do cotidiano que causam o estresse.

No Brasil, desde o início do século XIX foi constatado suas Águas Minerais com ações terapêuticas, constatação esta que foi através dos anos, contribuindo para desenvolver localidades, comunidades que hoje são chamadas de Cidades Estâncias Hidrominerais ou Termais . No Estado de São Paulo temos o Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista, formado por 8 cidades: Águas de Lindóia, Lindóia, Socorro, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Amparo, Pedreira e Jaguriuna. Cada uma delas com suas particularidades, mas sem sombra de dúvida, todas belíssimas cidades.

Texto: Vera Esteves / Adaptação: Carlos Tavares



© Copyright 1998 - 2017 - CidadedeSocorro.com.br
by Frequencia.com.br