Avetura Especial em Socorro


ONG AVENTURA ESPECIAL E MINISTÉRIO DO TURISMO IDENTIFICAM ADAPTAÇOES PARA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO TURISMO DE AVENTURA

A ONG Aventura Especial (www.aventuraespecial.org.br) trabalha para a inclusão de mais de 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, só no Brasil, no fascinante mundo do ecoturismo e dos esportes de natureza.
O primeiro passo foi dado graças à realização do projeto Aventureiros Especiais, em parceria com o Ministério do Turismo, quando foram feitos vários testes de campo reunindo pessoas com deficiências físicas, sensoriais, mentais e múltiplos. Entre eles, um amputado, um paraplégico, um tetraplégico, um deficiente visual, um surdo-cego, um com paralisia cerebral e um com síndrome de dowm. Todos praticaram modalidades de esportes de aventura, como rapel, rafting, tirolesa, bóia-cross, acqua-ride e off-road, com o intuito de apurar as necessidades de adaptações e condutas a serem seguidas pelos profissionais do turismo.
Acompanhados por uma equipe multidisciplinar de treze profissionais, entre integrantes da ONG Aventura Especial, fisioterapeutas, médicos e voluntários, foram levantadas as adaptações necessárias para viabilizar a prática das atividades por este público.
Além das adaptações físicas, como o desenvolvimento de uma cadeirinha para técnicas verticais e um colete e uma cadeira para o bote de rafting (específicos para pessoas sem mobilidade no tronco) também foram criadas condutas e procedimentos de comunicação alternativa, para interagir com as pessoas com deficiência sensoriais antes e durante as atividades.
A formatação desse novo produto turístico adaptado representa um estudo de campo inédito, que fará do Brasil referência internacional de turismo de aventura adaptado, acredita o jornalista e fotógrafo Dadá Moreira, fundador e presidente da ONG.
Os testes foram realizados na cidade de Socorro, a 130km da capital, que será o primeiro destino totalmente adaptado do país, servindo de modelo para que outros municípios venham as ser adaptados. Além das atividades e pontos turísticos, a estância também está adaptando sua infra-estrutura de produtos e serviços.
Com o objetivo de disseminar os conhecimentos adquiridos com todas estas experiências e implantar as adaptações em outros destinos, a Aventura Especial oferece palestras e cursos de capacitação.

Contato para entrevista com Dadá Moreira Cel 11 99462593 ou dadamoreira@aventuraespecial.org.br

Mais informações
Vanessa Rodrigues – (11)9856-2049 aventura_vanessa@aventuraespecial.org.br
Aventura Especial www.aventuraespecial.org.br



© Copyright 1998 - 2017 - CidadedeSocorro.com.br
by Frequencia.com.br