Cinema em Socorro


CINE CAVALIERI ORLANDI

Em 24 de junho de 1942, no prédio construído à Rua Dr. Campos, 63 em Socorro/SP, pelo senhor João Della Maggiori Orlandi, é inaugurado o “Cine Voga”, com capacidade para 540 espectadores , exibindo o filme “Legiões de Heróis”,cuja renda bruta foi doada ao Asilo dos Velhos, naquela época em fase de acabamento.

A administração do cinema continuou sob a responsabilidade do Sr. Antonio Calafiori, sempre com a colaboração dos familiares, em especial os filhos e netos.
As sessões às 20 horas aconteciam todos os dias, com filmes inéditos, havendo reprise do filme de domingo às segundas feiras. A propaganda era feita em tabuletas colocadas em pontos estratégicos da cidade e através de panfletos entregues a domicilio.
No inicio da década de 50 surgiram os filmes em “Tecnicolor” e em meados da década foram lançados alguns filmes em terceira dimensão, para os quais o espectador usava óculos verde-vermelho fornecidos pela distribuidora, para ter a impressão de participação nas cenas.Também nesta época, surgiram a “Tela Panorâmica”, o “Cinemascope”, os sons de alta fidelidade e estereofônico, melhoramentos que foram introduzidos no Cine Voga.

A partir desta década, de segunda a sexta feira, havia apenas uma sessão às 20 horas, e aos sábados e domingo, duas sessões com inicio as 19 e 21 horas respectivamente.Em 1961, em homenagem ao seu proprietário falecido em 14 de outubro de 1960, o cinema passou a se chamar “Cine Cavaliere Orlandi”.
Por problemas e dificuldades encontradas na manutenção , o cinema encerrou suas atividades em 1983, voltando a funcionar em 1996 no mesmo prédio, porém remodelado e renovado, resultado da parceria formada entre a Empresa Cinematográfica São Luis, da capital, o Departamento Municipal de Cultura e os novos locadores Alexandre Canteruccio.
O projeto de remodelação assinado pelo designer Guilherme Salles de Campos, manteve a estrutura externa do prédio, com algumas alterações: nos espaços das janelas agora fechadas, foram grafitas cenas de filmes e personagens bem conhecidos do público como: Charles Chaplin, Zorro, Mazzaroppi, Mayilin Monroe, O Rei Leão, O Vento Levou, Titanic, e Batmam.
Internamente tambem foram grandes as modificações: as paredes e o piso revestidos com carpete cinza e vermelho, 150 novas poltronas estofadas e cortinas em veludo vermelho, numa convivência harmoniosa com os lampiões da década de 50, permitindo aos saudosistas uma grata lembrança do passado.
A bomboniere na sala de entrada, o ar condicionado e o sistema de som dublê estéreo, completaram o ar de modernidade.
Em setembro de 2006, os netos do Sr. Della Maggiori Orlandi, com muito empenho e determinação, assumiram a administração do cinema, para a garantia da continuidade da empresa, que se vê constantemente ameaçada tanto pelo avanço da tecnologia presente nos aparelhos DVDs, home theaters, quanto pelo crescimento da pirataria. Apesar das dificuldades os irmãos André, Rina e Regina Orlandi Marchese não desanimam e travam verdadeiras batalhas para manterem o cinema em pleno funcionamento.
Para tal, investem na modernização dos equipamentos, fazem parcerias com empresas interessadas em apoiar a cultura, efetuam freqüentes promoções e exibem os filmes logo após o lançamento dos mesmos.
Recentemente aos incansáveis irmãos juntou-se um neto do Sr. Antonio Calafiori, o conhecido Janjão, completando-se assim a tradição das duas famílias que ao longo das décadas se mantiveram à frente do cinema em nossa cidade.



© Copyright 1998 - 2017 - CidadedeSocorro.com.br
by Frequencia.com.br